Se lhe disserem que há uma fórmula mágica, desconfie

Você já deve ter visto em sua timeline uma série de posts que apontam caminhos extraordinários para solucionar alguns problemas de maneira rápida e infalível. Entre as chamadas vemos :

“Siga esses cinco passos para ter prosperidade”

“Com apenas 10 minutos diários deste exercício, você irá conquistar o corpo ideal”

“Como esse método vai fazer ele correr atrás de você”

Parece que a solução de tudo pode ser comprada através de alguns cliques e a satisfação é garantida, porém “se você não tiver resultados em trinta dias irá receber seu dinheiro de volta”. Ao mesmo tempo em que a internet facilita o acesso a muitos conteúdos através de ebooks ou cursos online, surge uma epidemia de coachs das mais diferentes áreas querendo vender uma fórmula mágica para que você seja melhor em algum aspecto. Acho fantástica a ideia de se oferecer soluções online porque há uma otimização do tempo e se facilita o acesso a profissionais e informações que talvez não seriam encontrados na esquina de casa.

A questão a ser olhada são as promessas através dos enunciados que enfatizam soluções através de técnicas infalívies que, a princípio, funcionaram para todos, basta seguir o passo a passo sugerido. Ao atentar para esse ponto, podemos questionar: será que todos nós somos semelhantes a ponto de utilizarmos o mesmo método e obter os mesmos resultados? Esses materiais online são, obviamente, direcionados para “todas” as pessoas, então deveriam funcionar para qualquer um de nós, mas como fica a nossa individualidade? Será que você está no mesmo processo de aprendizado e evolução do que as demais pessoas? Certamente essas soluções mágicas vão funcionar para muita gente, mas não para todos, pois há diversos aspectos que precisam ser assimilados para chegar onde quer que seja. Muitas vezes emagrecer não é só uma questão de fazer atividade física diária, assim como a prosperidade não surge apenas de pensamentos positivos e frases prontas não vão trazer seu ex de volta. É muito mais do que isso.

Muitos desses coachs ficam atrás da vitrine, ofertam informações com um preço promocional e fornecem o manual de instruções, mas não olham para você. A informação vem de um lado só, de um lado que não ouve suas queixas, suas dificuldades, de um lado que não acolhe você e não tem abertura para seus feedbacks. Por isso, quando lhe disserem que há uma fórmula mágica, desconfie. Desconfie porque não estamos no mesmo ponto da caminhada, então resultados imediatos não têm validade para pessoas diferentes. Cada ser humano é único e especial, por isso as soluções devem ser direcionadas de acordo com a jornada de cada um. É muito simplista dizer que basta você adotar determinados comportamentos e irá perceber uma mudança profunda na sua vida. Será? Pode ser que funcione, pode ser que não. Esse “talvez” é muito vasto, pois a montagem do quebra-cabeça depende de onde estamos hoje, de como vemos o mundo e de que realidade temos criado até então. As experiências que tivemos durante a vida criam percepções de mundo diferentes para cada pessoa e consequentemente modos distintos de lidar com as situações, assim como os caminhos para se autoconhecer são diferentes.

É claro que, cansados de situações desgastantes e repetitivas, buscamos uma solução rápida, buscamos aquele salvador da internet que está ali oferecendo o estopim de nossos problemas através de vídeos em três episódios gratuitos, mas que lhe dará a peça chave quando você comprar o curso online com um superdesconto! E nós vamos comprar porque “uau, aquele cara falou exatamente o que eu precisava ouvir”. As frases são bonitas e o conteúdo parece que foi feito para você, não é mesmo? Em outro momento vamos falar sobre essas linguagens sedutoras, enquanto isso acredito que muitos desses conteúdos podem ampliar o seu olhar sobre o modo como encara a vida, porém tenha cautela ao apostar todas fichas nas fórmulas mágicas. Cuidar da alma e do corpo de maneira saudável pode não ser tão rápido, pois para alavancar verdadeiras e permanentes mudanças é necessário olhar para aspectos interiores que não são tão coloridos e perfumados. Existem excelentes profissionais que podem lhe ajudar a enxergar novas possibilidades de mudança, independentemente da terapia que cada um deles utiliza. E sim, muitas técnicas podem ser rápidas, porém valorize o contato, o profissional presente, pois é com ele que você vai poder contar quando as promessas online virarem apenas rastros digitais.


Maiana Antunes – Consultora em Comunicação / Jornalista / Pós-graduada em Master Trainer Training em Programação Neurolinguística / Em processo formativo das Constelações Familiares e Sistêmicas Integrativas com Tereza Brandão / Em Formação para Constelador Familiar Hellinger®